A nossa História
Fundada em 30/10/1985 pelos irmãos Sr. Jorge Ribeiro e Sr. Cândido Ribeiro e ainda pelos seus pais, Dª. Maria Raposo e Sr. António Ribeiro, mantem até aos dias de hoje um cariz familiar.
A Ribeiros é uma empresa comprometida com a excelência, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade, com foco em confiança, pontualidade e atendimento personalizado.
30-10-1985 – Fundação da Empresa
Pelos irmãos Sr. Jorge Ribeiro e Sr. Cândido Ribeiro e ainda pelos seus pais, Dª. Maria Raposo e Sr. António Ribeiro, com sede social no Concelho do Seixal. Pequeno estabelecimento sito em Pinhal de Frades em forma de Minimercado e comércio de cereais e rações ensacados. Eram assim 4 empregados e possuíam 1 viatura para distribuição e transporte de mercadoria para a loja.
1986 – Novo nome
Foi alterada a denominação da empresa para "Ribeiros Comércio e Indústria de Cereais, Importação e Exportação, Lda# o objetivo era a compra de cerais a granel, sendo posteriormente limpos e ensacados. Iniciando-se assim uma fase industrial embora muito embrionária.
1994 – Atividade industrial Fernão Ferro
Com o crescente aumento do negócio esta atividade industrial foi transferida para Fernão Ferro, área composta por habitações e dois armazéns. Nesta unidade eram limpos e ensacados os cereais e iniciou-se o fabrico de misturas simples de cereais para aves ornamentais e animais de criação. O quadro de pessoal aumentou para 10 empregados e possuíam 3 veículos comerciais/carga. Pela primeira vez, era admitida uma vendedora, iniciando uma nova abordagem ao mercado de cereais e das misturas de aves. Abriu-se um ponto de venda a retalho e por grosso, então denominada Loja 1.
1998 – Nova empresa
Com a necessidade de expandir o negócio das matérias primas a granel para fabrico de rações, os proprietários da empresa Ribeiros, SA, decidem criar uma nova empresa, a “Ribercer Transportes, Lda”, dedicando-se ao transporte de matérias primas a nível nacional e internacional.
2001 – Fábrica em Beja
Com uma evolução muito favorável e animadora para o futuro, cresce a necessidade de variar para o mercado na produção dos alimentos para animais (rações), anteriormente comercializadas através do fabrico externo. Nasce um novo investimento com a adquisição de uma fábrica de rações em Beja, dando seguimento à estratégia de crescimento em zonas geográficas nevrálgicas deste sector de atividade onde estavam inseridos. Posteriormente foi preparada para venda direta de produtos fabricados na unidade bem como os de fabrico em Fernão Ferro. Surge um segundo espaço de revenda em Beja e criou-se assim a Loja 2.
2008 – Nova Ideal
Com a necessidade de aumentar a quota de mercado das rações, dando resposta às solicitações do mercado, foi adquirida uma marca comercial a “NOVA IDEAL”. Vindo assim aumentar o número de clientes e por consequência o volume de vendas. A atividade dos vendedores começava a sofrer maior pressão, face à maior oferta de produtos que dispunham para oferecer aos clientes.
2009 – Um Passo Gigante
A fábrica de Fernão Ferro, começa a ser insuficiente e a gestão sofre pressão no sentido de obter as certificações exigidas, até porque a atividade industrial tinha tido uma enorme evolução. É dado um passo gigante de continuidade estratégica – a compra de um novo espaço com algumas infraestruturas em parte construídas e muito bem localizadas no Concelho do Montijo, para instalação/transferência da fábrica e todo o apoio administrativo, operativo, técnico e logístico.
2011 – Ribeiros em Espanha
É feita a mudança dos escritórios e até então a funcionar nas habitações adaptadas, para este novo espaço, o conforto e operacionalidade sofreram uma melhoria muito significativa. Nesta fase é igualmente criada uma nova área para venda direta e para retalho por grosso, Loja 3. É aumentada a força de vendas com a entrada de mais um vendedor. Com a boa performance para o negócio internacional do comércio de matérias primas a granel, é decidido a criação de uma nova empresa, desta vez em Espanha, com a denominação de “Ribeirotrans, S.L.”.
2012 – “Facelift” à marca
Com a visão de alargar a abrangência e presença no mercado nacional, foi inaugurada uma nova loja, desta feita em Estremoz, com a Loja 4, já com características de Loja Agrícola, sendo mais um passo rumo ao ganho de quota de mercado de forma diversificada na região e produtos catalogados. Nesta fase é igualmente efetuado um “facelift” com uma mudança radical na imagem corporativa nas embalagens, dando um ar mais fresco e adaptado ao mercado.
2013 – Sociedade Anonima (S.A.)
Por questões estratégicas de gestão, a denominação social da empresa passa para Sociedade Anonima (S.A.).
2014 – Mudança da Sede Social
Reconhecendo as potencialidades de presença e mercado no Concelho do Montijo, tanto no aspeto de possibilidades de expansão como no seu posicionamento em vias de comunicação perto de Autoestradas, Ponte Vasco da Gama, Lisboa, etc., foi mudada a Sede Social para o Concelho do Montijo.
2016 – Loja Agrícola
O crescimento do negócio continua sustentado e consolidado, a empresa dá mais um passo no seu alargamento. Adquire uma nova área no Montijo, perto da sua sede social que pretende desenvolver como Loja Agrícola de grandes dimensões, Loja 5, focada na distribuição retalhista, assim como num crescimento sustentado no sector de venda por grosso aos comerciantes da região. À data a empresa tem 67 colaboradores com um crescimento de 15 postos de trabalho nos últimos dois anos, contribuindo de forma ativa para a criação de emprego na região. É ainda suportada em 15 viaturas que asseguram a distribuição da sua produção.
2019 – Nova unidade de produção
Um novo projeto de grande envergadura tecnológico aumenta a capacidade de produção várias vezes superior à atual, formando uma eficiência de todos os envolvidos, tanto a nível de ambiente, como da energia e ainda da possibilidade e multiplicidade de variedade na produção e formas de colocação no mercado, adequando cada momento e sazonalidade, às necessidades detetadas no consumo. Esta nova unidade de produção, envolve uma dotação de financiamento junto das principais Entidades Bancárias, nunca antes verificada, projetando-se um breakeven de 8 a 10 anos.
2020 a 2022 – Atrasos
A construção da nova unidade fabril, sofre grande atraso, devido ao forte impacto da pandemia COVID-19, paralisando alguns trabalhos e fornecimento de equipamento robotizado e tecnológico de abastecimento, produção, armazenamento e expedição.
2023 a 2024 – Armazém Inteligente
Em 2023 iniciam-se mesmo que parcialmente a produção e testes na nova unidade. No segundo semestre de 2024, entramos em plena capacidade produtiva, inaugurando o Armazém inteligente e totalmente robotizado, necessitando somente na parte final de expedição, da intervenção humana não dissociada de tecnologia. Em todo o caso, ainda existe uma larga margem para aumentar a produção, caso assim se pretenda captar novos mercados internacionais para escoamento dos produtos aqui produzidos.
Faça a sua encomenda
Os produtos da nossa marca própria “CRESCER”, são muito procurados porque, sendo produzidos nas nossas fábricas do Montijo e Beja, permite-nos oferecer aos nossos clientes,
uma relação de qualidade/preço excepcional.
Já é nosso cliente
Se já é nosso revendedor, pode fazer aqui o seu login e realizar a sua encomenda online. As encomendas são sujeitas a validação da Ribeiros. Após confirmação receberá os dados de pagamento.
Ainda não é nosso cliente
Se ainda não é nosso revendedor, pode fazer aqui o seu registo. Este registo é validado pela Ribeiros e após validação receberá os dados de acesso para poder realizar as suas encomendas online.
